Freios e embreagens de partículas magnéticas
:: PrincÍpio e funÇÃo
Freios e embreagens de pó magnético são estruturalmente simples e devido a seus tamanhos reduzidos alcançam torques elevados. A unidade é composta por dois rotores independentes (externo e interno) e uma abertura de ar entre eles, na qual se encontram partículas magnéticas. Uma corrente elétrica que passa pela bobina gera um campo magnético que alinha o pó magnético. O aumento da corrente resulta em uma conexão mais rígida entre os rotores interno e externo. Esse princípio é válido para o freio, a embreagem e o limitador de torque.
- Trabalha sem ruído;
- Torque diretamente proporcional à corrente;
- Torque independente da freqüência de rotações (a partir de 30 rpm);
- Construção robusta; as unidades podem ser usadas com patinagem contínua;
- Alto campo de ajuste de torque (1:50 aproximadamente).
- Frenagens, controle de torque, limitação de torque;
- Controle de tensão em processos de bobinamento e desbobinamento;
- Frenagem calculada de massas e inércias específicas.